Literatura

                                                 Gêneros Literários: Épico e Dramático

Na Grécia clássica (séculos V e IV a.C.), os textos literários eram escritos em versos, dependendo de suas características e temas, dividiam-se em três gêneros, que representavam as manifestações literárias da época.


O GÊNERO ÉPICO
Epopéia é uma narrativa de caráter sublime, em fomra de poema, que tem como eixo central a figura de um herói e façanhas grandiosas, misturando elementos da vida terrena com elementos lendários e mitológicos.

Características temáticas

● Aventura de um herói e suas façanhas guerreiras, tendo como plano de fundo a história de povos e civilizações.
● Aristóteles afirmava que a epopéia "era a imitação de homens superiores, em verso".
● Presença do maravilhoso: interferência dos deuses da mitologia greco-romana.

Características de estilo/ estrutura

● Poema narrativo (narração de fatos passados em terceira pessoa), divididos em Cantos (ou Livros).
● Distanciamento do narrador em relação aos acontecimentos (esse distanciamento é reforçado, naturalmente, pelo aspecto temporal: os fatos narrados situam-se no passado). Há, portanto, um poeta-observador voltado para o mundo exterior, tornando a narrativa objetiva.
● Via de regra, apresenta as seguintes partes: Introdução, Invocação, Narração, Epílogo.

CURIOSIDADE

O ÉPICO E O ROMANCE

Com o Romantismo, no final do século XVIII e início do século XIX, atendendo às expectativas de um novo público leitor, o gênero épico ganha novos contornos e resulta na narrativa de ficção (sendo o romance sua manifestação mais exemplar)

HOMERO, VIRGÍLIO E CAMÕES

◌ Homero

      Homero, poeta épico por excelência, é autor de duas obras que influenciaram a literatura universal: Ilíada e Odisséia, ambas tendo como cenário as lendárias histórias de Guerra de Tróia. Os heróis homéricos são agressivos e ferozes nas batalhas, mas pacíficos e justos na vida normal.
       Os textos homéricos foram criados por volta do ano 750 a.C. e sobreviveram durante dois séculos graças aos aedos, poetas-cantores, que os reproduziam oralmente; só ganharam registro escrito por volta de ano 500 a.C.

ILÍADA


◌ herói: Aquiles, filho de Peleu e da deusa Tétis, foi o mais valoroso guerreiro grego
◌ argumento: Ilíada narra episódios do último ano da Guerra de Tróia, centrados na cólera de Aquiles (o exército grego era comandado por Agamêmnon, irmão de Menelau; Agamêmnon se desentende com Aquiles, que abandona as lutas; ante várias derrotas sofridas pelos gregos, Aquiles retoma os combates e mata Heitor, filho mais velho de Príamo e principal guerreiro troiano).
◌ estrutura: 15.693 versos distribuídos em 24 Cantos.

ODISSÉIA


◌ herói: Ulisses, rei de Ítaca, ilha grega no Mar Jônio
◌ argumento: o poema está dividido e, duas partes: a primeira retrata o distanciamento deo herói Ulisses e de seu lar, as angústias de Telêmaco, o filho, e de Penélope, a esposa, que se via às voltas com inúmeros pretendentes; a segunda, a longa volta de Ulisses para casa. O herói ficou vinte anos longe de Ítaca: dez anos participando de Guerra de Tróia e dez anos enfrentando os mais diversos obstáculos em sua viagem rumo a Ítaca.
◌ estrutura: 12 110 versos distribuídos em 24 Cantos. 


                                                             A LINGUAGEM POÉTICA


Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma
tem mil faces secretas sob a face neutra

(Carlos Drmmond de Andrade)


A língua já foi comparada a "um dicionário, cujos exemplares, idênticos, são distribuídos entre os indivíduos" e cada indivíduo pode fazer uso desse "dicionário" de forma particular, desde que obedeça a algumas regras gerais a língua. Desta forma, ao realizar um ato de comunicação verbal, o indivíduo escolhe, seleciona as palavras, para depois organizá-las, combiná-las, conforme a sua vontade. E todo esse trabalho de seleção e combinação não é aleatório, não é realizado por acaso (afinal, seleação significa "escolha fundamental"), mas está intimamente ligado à intenção de quem fala ou escreve.



Nenhum comentário: